Encontrando coragem para fazer mudanças significativas na vida

Nathália Reis
5 min readJan 29, 2023

--

Tem muitas vozes dizendo o que devemos fazer, como deve ser nossa vida, o que é melhor para nós. Mas se não somos capazes de silenciar para ouvir nossa própria intuição, é muito difícil encontrar a felicidade e realização que tanto esperamos.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Existe um mito associado ao propósito de vida, como algo relacionado a uma vocação ou um destino final. Que só existe uma coisa e se você não consegue atingir ou encontrar isso está condenado a uma vida fútil.

Há diversas formas de se viver com mais propósito e assim como nós evoluímos constantemente, nosso propósito também evolui. Não existe apenas uma forma de se viver, um único grupo de pessoas para se relacionar. Uma única profissão para seguir durante toda sua vida, uma única forma de se alimentar. Um único lugar para viver.

Nós não estamos presos a uma única realidade. Quase sempre é uma questão de escolha e não uma imposição.

Um senso de propósito é uma compreensão profunda das razões por trás de nossos esforços. Uma vontade genuína de dedicar tempo e energia porque essa intenção ressoa com o impacto que gostaríamos de causar no mundo.

Quando nos direcionamos aos nossos objetivos pela urgência e desespero a paixão, o propósito e o entusiasmo são esquecidos. E isso sim traz a frequente pergunta se estamos fazendo as escolhas corretas.

Nem sempre estamos tão presos a uma situação como imaginamos

Existem realmente situações e circunstâncias que nos prendem e se torna impraticável tomar outro rumo por um momento. Já outras situações são prisões imaginárias, não tem ninguém nos segurando ali.

Talvez exista uma história, uma crença, uma ideia fixa dizendo que não temos capacidade de lidar com o caos que a mudança exige. E muitas vezes é mais cômodo permanecer e fingir que está tudo bem. Do que assumir a responsabilidade pelas escolhas e decisões que estão do outro lado da zona de conforto.

Assumir o controle pela nossa vida exige muito da nossa coragem para enfrentar o medo do desconhecido. Mesmo que nosso coração esteja implorando para sair do ciclo repetitivo e da passividade. E cá entre nós, sempre teremos criatividade para encontrar milhares de desculpas para não fazer isso. Mas será que esses medos são mesmo reais?

Nunca é tarde demais, cedo demais, distante demais para dar uma chance ao que nosso coração tanto pede. Ele nunca irá nos trair, não posso dizer o mesmo sobre nossa mente!

Não existe necessidade de manter sempre assim, porque foi assim até agora. É preciso tempo para conseguir enxergar alternativas, até que a gente possa se sentir pronto. É preciso muito trabalho interno e perseverança até chegarmos naquele dia, hora, lugar e às pessoas certas.

Escolher a mudança é um processo difícil, pode ser doloroso no início. Mas o estresse que as mudanças causam não são para sempre. Permanece até que possamos nos sentir em paz e confortáveis com a nossa realidade e em nossa própria pele.

É preciso coragem para colocar um ponto final e celebrar o fim de um ciclo

Se chegar na metade do caminho e achar melhor escolher outra alternativa, tudo bem! Isso não é sinônimo de fracasso e tão pouco é motivo para se encher de ideias derrotistas. É preciso muita sabedoria para enxergar que nossa escolha pode não ter sido tão assertiva e que devemos colocar um ponto final antes que se torne algo doloroso de sustentar.

Na maioria das vezes, os finais devem ser celebrados. É preciso força para dizer adeus e maturidade para reconhecer o que não serve mais aos nossos propósitos. Além de muita determinação e amor próprio para dizer não. E nada disso deve ser considerado um fracasso, isso é um triunfo!

Você já se perdeu num lugar desconhecido? O que você fez quando percebeu que o caminho escolhido não te levaria ao seu destino? Continuou vagando com toda sua teimosia ou parou, respirou e pediu ajuda, ou simplesmente mudou de rota?

O que reduz a resistência a mudança é aceitação. Nada muda enquanto não aceitarmos que algo demanda transformação. E por isso esse processo é tão assustador pois não estamos apenas trocando a padaria onde costumávamos comprar pão todas as manhãs.

Mudanças de vida significativas impactam não apenas nossas escolhas e decisões, mas também a todos que nos cercam. Esse é o real motivo pelo qual procrastinamos em fazer mudanças, não queremos que a nossa escolha impacte alguém. Especialmente se esse alguém for uma pessoa muito cara ao nosso coração.

Mas do que adianta não magoar as pessoas se você continuar se afogando em dor?

Não menospreze o que é importante para você

Você pode mergulhar em seu diário para lidar com o tsunami emocional, pedir conselhos aos seus amigos mais bem sucedidos e confiáveis, vai até o Google em busca da resposta certa.

Mas nada parece fazer sentido?

Bom, sua vida não é um teste surpresa do professor Universo. Essa garantia da escolha certa não será encontrada em livros, no sermão da igreja aos domingos, tutoriais de gurus no Youtube ou qualquer outra coisa externa.

A resposta certa é sobre como você se sente. E por isso é tão importante olhar para dentro!

Por mais que a gente queira que este mundo seja preto e branco ou zero e um, a maior parte dele é cinza sombreado e a conta nunca vai bater. Sempre vai existir prós e contras em qualquer decisão que tomamos, não importa quão pequena ou urgente, mas você não pode permitir que essa incerteza te congele. Você tem que viver. Você tem que escolher. Não fazer nada, é uma escolha por si só.

Então sempre se oriente pelo que realmente importa para você e te conecta com seus propósitos na vida. Afinal, a vida segue independente da nossa vontade. O tempo vai passar de qualquer forma. Então gaste-o com sabedoria e faça de suas escolhas algo significativo.

Querer escapar quando a vida fica difícil é abandonar a si mesmo! E tenho certeza que você não quer se arrepender de não ter escolhido você no futuro.

Olá! Meu nome é Nathalia Reis e sou Coach especialista em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional. Não conformista e que gosta de sempre questionar o porquê das coisas. Entusiasta de uma vida simples e intencional. Faço isso por uma escolha e não por ser a minha missão de vida! Conheça mais sobre meu trabalho aqui.

Você me encontra também no: Linkedin | Pinterest | Instagram | Blog | Podcast

--

--

Nathália Reis

Coaching para Gestão de Estresse. Entusiasta de uma Vida Simples e Intencional. Curiosa, questionadora e não-conformista. Visite: www.nathaliareis.com