Precisamos redefinir o que é sucesso, felicidade e propósito na vida!

Nathália Reis
5 min readJun 7, 2021

--

Antes que essa cultura da correria e da disputa sem sentido acabe com a nossa humanidade.

Esses dias assistindo uma palestra no TED Talks, alguém falou as palavras que eu defendo: precisamos redefinir o que é sucesso. Nossas ideias sobre sucesso precisam ser reformuladas, revistas, ressignificadas.

A gente vive numa sociedade que supervaloriza o constante fazer, conquistar, “chegar ao topo”. E essa é a energia — personalidade se você preferir assim — que fomos ensinados a valorizar. Mas será que ainda é disso que precisamos para prosperar?

Foto de Nadine Shaababa no Unsplash

O mundo que existe hoje só é assim porque nossos ancestrais tiveram essa sede por sucesso, crescimento, status. E não importa se sua origem é de uma família com ótimos recursos financeiros ou se você vem de berço humilde.

Lembro quando minha vó aos seus 86 anos de idade, se deu conta de que nada adiantava ter construido a casa e sacrificado tanto. Se as pessoas não estavam ali para desfrutar ou apreciar tudo que foi feito. E que no final, as quatro paredes onde ela vivia não era sinônimo de felicidade como imaginava que seria.

Minha saudosa vozinha e vozinho começaram a trabalhar aos 9 anos de idade por extrema necessidade. Ambos abriram mão da juventude, dos estudos, do explorar o mundo, de relacionamentos. Não foi uma escolha por vontade ou por imposição — repito foi por extrema necessidade.

Okay, eram outros tempos! Mas e hoje que temos outras oportunidades, outras alternativas. Por que continuamos escolhendo o mesmo “resultado”?

Precisamos equilibrar as energias também

Minha mãe é Terapeuta Holística e ela sempre me fala sobre o equilíbrio de energias do feminino e masculino que nós carregamos - assim com o Yin/Yang - que é independente de gênero.

E pra exemplificar o que essa dualidade de energias significa, nada melhor do que imagens:

https://www.instagram.com/p/COisvFmnoby/

Precisamos de ambas energias, pois estamos aqui numa experiência terrena. E para viver nessa realidade a gente precisa de tudo isso que está escrito nessa imagem. Precisamos da consciência tanto quanto do nosso ego, da doçura e da agressividade.

E refletindo mais profundamente nisso, nossa sociedade é reflexo desse apego ao sucesso, de um extremo criticismo e julgamento. Um medo de fracassar que leva a competitividade sem fundamento.

Com isso nossa humanidade parece ter sido esquecida e faz com que a gente seja em certos momentos, robôs executores de tarefas. Não sei se você já se questionou isso, mas eu comecei a me perguntar onde a busca pelo status quo me levaria.

Se realmente eu chegasse ao topo, será que todo esforço, sacrifício, suor realmente teria valido a pena?

Bom, eu não continuei a subir a montanha para saber, pois logo no começo eu me desgastei e pensei: chega né?

Ah, mas quando você achar seu propósito de vida tudo vai fazer sentido…Okay pera lá!

Fico feliz em saber que mais e mais pessoas estão questionando sobre propósito, isso é maravilhoso! Pois significa que estamos despertando algo mais profundo e que vai além do clássico nascer, crescer, arrumar um emprego, pagar contas, etc.

Mas será que encontrar o tal do grande propósito resolve esses conflitos como tantas pessoas sugerem por aí? Honestamente, nesses 4 anos atuando com o Coaching minha resposta é não.

Essas sugestões vazias para ir atrás do seu Ikigai — que por sinal cada dia mais me dá ranço — fazem com que você se prenda a uma armadilha. Não me leve a mal, o conceito é muito interessante. O problema foi quando se tornou popular e todo mundo acha que com 4 perguntas vai encontrar as respostas que resolvem todos os seus questionamentos de vida.

Sim, todos buscamos e queremos viver com mais felicidade e plenitude. E se alguém gosta de viver na escassez, sofrimento, angústia, com medo. Por favor, entre em contato pois quero entender como isso funciona.

Mas infelizmente a gente se perde nessa busca pelo propósito. Talvez por que de alguma forma existe a tentativa de se encaixar nas ideias prontas de felicidade e sucesso que existem por aí.

Tenha em mente que reconhecer seus propósitos na vida pode parecer com isso aqui:

Autoconsciência:

Sm diversos momentos de sua vida você experimentou o que traz satisfação, alegria, curiosidade. E também o que drena sua energia e vitalidade. Relembre esses aspectos e como você pode trazer mais disso a sua rotina.

Valores pessoais:

Seus porquês na vida devem estar alinhados ao que você acredita. Você reconhece isso, toda vez que sente alguma emoção ou sentimento negativo que mostra o que de fato você gostaria de viver no lugar.

Não se trata de uma única coisa:

Mas de um direcionamento claro para cada área da sua vida. Talvez o que você valorize em seu trabalho, seja diferente do que você valoriza em sua família.

Não é o que é mais conveniente:

Isso é armadilha do ego e seu mecanismo de proteção à sua integridade. E não te exclui de passar por situações de dor ou sofrimento.

O que a gente busca é significado e não felicidade

Apenas a busca pela felicidade pode te levar a um caminho de insatisfação, frustração e medo do futuro.

Felicidade é uma emoção como qualquer outra que sentimos. Mas se você se direciona apenas pela felicidade e não pelo propósito, isso aqui pode acontecer:

⇢ Não rolou a promoção no trabalho, então você se sente desmotivada(o)
⇢ Não foi pra frente aquela ideia, daí bate a insegurança com seu potencial
⇢ Não deu pra trocar o carro, seu senso de prosperidade é questionado

Assim como uma empresa tem sua visão, missão e valores definidos, você também deve ter! Mas a visão que você tem que criar não é baseada nas armadilhas e expectativas sobre o que é sucesso, propósito ou felicidade.

E sim, uma visão baseada nas suas necessidades pessoais. O que reflete quem você realmente é! Pra isso precisamos desaprender o que é sucesso se realmente queremos viver de maneira autêntica nesse mundo com tanta superficialidade.

Olá! Meu nome é Nathalia Reis e sou Coach especialista em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional. Não conformista e que gosta de sempre questionar o porquê das coisas. Entusiasta de uma vida simples e intencional. Faço isso por uma escolha e não por ser a minha missão de vida! Se precisar de ajuda, conheça mais sobre meu trabalho aqui.

Você me encontra também no: Linkedin | Pinterest | Instagram | Blog | Podcast

--

--

Nathália Reis

Coaching para Gestão de Estresse. Entusiasta de uma Vida Simples e Intencional. Curiosa, questionadora e não-conformista. Visite: www.nathaliareis.com