Só existe essa vida com essa configuração, não estrague isso!

Nathália Reis
5 min readSep 2, 2021

--

Sendo bem transparente e transcendendo a realidade mundana que vivemos. Acredito que o Universo não ia se dar ao trabalho de criar uma vida, sendo que existe tanta abundância e infinitas possibilidades.

Então, sim, eu acredito em reencarnação em outras palavras! Para mim essa é a maneira que temos de aproveitar tudo que existe: outras línguas, culturas, sociedades. Se conectar com pessoas, ideais, filosofias, crenças enfim uma forma de experienciar tudo que a vida pode proporcionar.

E sabendo disso, comecei a me perguntar uns tempos atrás: o que eu escolho fazer com essa oportunidade?

Arquivo Pessoal — Bugibba — Malta — 2016

Infelizmente, a maioria das pessoas aceitou que listas intermináveis de coisas para fazer, agendas lotadas. Horas no trânsito, férias só quando o RH exigir, 12 a 14 horas de trabalho por dia e outras coisas nesse sentido fazem parte da nossa realidade de vida moderna.

Eu decidi em 2019 que queria um estilo de vida mais lento, pois não conseguia me ver ocupada, exausta, estressada e completamente ausente da minha vida como antes.

Moro no apartamento que conquistei com muito — mas muito mesmo — suor há 8 anos. Mas só depois dessa decisão que eu decidi viver nele! Antes eu passava por aqui, pois eu só tomava um banho, dormia. Mal sabia o que tinha na geladeira ou armários, quem dirá usufruir do conforto que ele me oferecia. Doido né?

Não é a toa que vivemos estressados ao máximo, reclamões, cansados o tempo todo. Tudo se torna uma obrigação, um peso. E a gente não encontra prazer nas coisas simples e mundanas do dia a dia. Porque a gente sempre está com a nossa atenção no grande prêmio!

E o pior é que quando a gente recebe o premio, seja uma promoção no trabalho, a troca de carro ou telefone, uma roupa nova. A felicidade até vem, mas dura tão pouco que depois a gente já está na sede do próximo item da lista.

Então, o que seria a visão de mundo ideal?

Essa resposta é muito particular e individual para que eu, apenas uma entre as mais 7,7 bilhões de pessoas no mundo possa dizer. Já tem muita gente por aí ditando como você deveria ser, pensar, agir.

Meu papel aqui é apenas te fazer refletir sobre as escolhas que você faz diariamente e onde isso tem te levado.

Quando você adota a visão de vida das pessoas, está desistindo de si e da oportunidade que tem de explorar essa possibilidade que está vivendo.

Acho que não tem nada mais pavoroso que representar o papel de fantoche e ser manipulada/o para viver de acordo com expectativas. E pra quem ainda se acha estranha/o, já pensou em aceitar isso e viver sem arrependimentos?

Sei que o parquinho está pegando fogo — literalmente. Mas ainda assim existe tanto a ser explorado! E você percebe isso quando consegue contar a alguém sobre as coisas que existem e acontecem no seu bairro ou pelo menos no quarteirão da sua casa.

Aprecie mais o tempo que você tem aqui como se fosse uma criança de outro planeta recém chegada na Terra. Use esse extinto curioso para compreender como as coisas funcionam. Honre seus sentidos explorando as texturas, sabores, aromas. Dê tchauzinho para um bebê no carrinho e observe a resposta dele.

Viver não precisa ser um URRRGHH diário, mesmo com todos os desafios, problemas e mini infartos. Essa experiência é única e exclusivamente sobre você e mais ninguém.

Mesmo que alguém pudesse rastrear tudo que se passa em sua mente e coração, ninguém seria capaz de compreender a sua experiência de vida. Pois tudo que você captou de memória e informação só existe porque você fez isso. E então, você moldou sua compreensão sobre o mundo e — torço para que sim — está fazendo o seu melhor com isso!

A vida acontece ao seu favor e não está torcendo contra você

Se deixe guiar pelo seu coração e use sua mente para tornar as coisas lógicas. Nossa mente é pura bagunça e não passa de um processador de padrões!

Já o nosso coração, hummm…esse sim sabe das coisas. Não ignore aquela intuição, o sentimento de certeza e entusiasmo quando pensa nas experiências que gostaria de viver.

Mas se você sempre pensou: qual é o sentido de nos conectarmos com nosso coração quando damos significado ao mundo por meio do pensamento?

Isso pode ter um fundo de verdade, não nego. Só que sua mente não consegue compreender o que é amor, conexão, afeto, gentileza. O mesmo vale para raiva, ressentimento, medo, angustia. Ela apenas consegue identificar como você se sente quando experiencia essas coisas.

Para deixar de filosofar sem propósito, melhorar a qualidade das nossas vidas para aproveitar um pouquinho ao menos de tudo que existe. Depende diretamente da relação que a gente com a vida em si.

Se tudo se torna um peso, “tenho que”, “eu deveria”. Nunca sobra tempo, espaço, energia e disposição para aproveitar se quer as coisas simples da vida.

Como um bate papo entre amigos num café, um rolê de bike para ver a cidade com outros olhos. Um jantar a luz de velas com uma comidinha caseira e uma música gostosa de fundo. Cantar sua música favorita do momento enquanto você dobra as roupas cheirosinhas que possui.

Enquanto a gente se esforça em manter o título de geração distraída, não existe conexão com quem sabe entender o sentido da vida: nosso coração! Faça o movimento consciente de dedicar tempo para descobrir o que está acontecendo aí dentro.

Pois é, sei que a vida passa muito rápido. Mas encontrar propósito dá trabalho e não existe soluções mágicas para isso a não ser a dedicação total a você!

Olá! Meu nome é Nathalia Reis e sou Coach especialista em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional. Não conformista e que gosta de sempre questionar o porquê das coisas. Entusiasta de uma vida simples e intencional. Faço isso por uma escolha e não por ser a minha missão de vida! Se precisar de ajuda, conheça mais sobre meu trabalho aqui.

Você me encontra também no: Linkedin | Pinterest | Instagram | Blog | Podcast

--

--

Nathália Reis

Coaching para Gestão de Estresse. Entusiasta de uma Vida Simples e Intencional. Curiosa, questionadora e não-conformista. Visite: www.nathaliareis.com