Sobre criar o tipo de vida que você quer viver

Nathália Reis
6 min readMar 17, 2021

--

Todo mundo recebe a mesma configuração padrão de vida! Nascer, crescer, se desenvolver, morrer. Frio, eu sei! Mas tirando o que dá significado à vida individualmente, é isso.

Sem fazer o esforço consciente para questionar os padrões acabamos seguindo os mesmos ideais, visões, sonhos que todo mundo. Na esperança de que alguém algum dia nos resgate da mediocridade. Enquanto a gente senta num cantinho de opressão rodeados de estresse, ansiedade, depressão, angústia e medo. Tentando diminuir quem somos, apenas para tentar se encaixar!

Não sei se essa é a sua realidade. Mas foi a minha durante um bom — bem longo — período.

Arquivo Pessoal — Rio Grande do Norte — Natal/Brasil

A questão é que 7,8+ bilhões de pessoas nesse planeta não conseguem fazer exatamente as mesmas coisas e se sentirem felizes.

Se em algum momento você sente atrasada/o ou perdida/o na vida. Que cronograma é esse que está seguindo? Baseado naquela lista de coisas prontas e instaladas na sociedade para ser feliz?

Não existe cedo ou tarde demais. E se existe, comparado com o que e com quem?

Estamos todos crescendo nos nossos próprios termos, regras e ritmo. Não deixe que tudo que você enxerga por aí como “sinônimo” de sucesso e felicidade afete seu bem-estar.

Para criar essa vida que você tanto sonha, precisa coragem

Ir na contra mão exige coragem. São tantos julgamentos, críticas, dúvidas, desafios. É natural querer se esconder no que é confortável. Nossa mente vai fazer de tudo pra convencer que é melhor ficar onde está.

Afinal sentir ansiedade, depressão, medo não é nada saudável. E nosso cérebro está lá mandando sinais de alerta e perigo o tempo todo!

Mas ao mesmo tempo estamos numa fase que abre espaço para pausar, refletir, redefinir e recomeçar! Para poder ressignificar muitas dessas regras que estão por aí. E que serviram muito bem, mas que como tudo na vida tem começo-meio-fim.

Por isso invista a mesma energia, esforço e entusiasmo planejando a vida que você quer. Assim como você planeja suas férias de 2 semanas!

E então compartilho algumas vivências, aprendizados, tapas na cara. Como preferir. Que me fazem diariamente me tornar consciente do tipo de vida que eu crio e como torno isso realidade.

Foto de Chris Barbalis no Unsplash

1) Você precisa de coragem para questionar a forma como ganha a vida

O primeiro grande impasse de todo mundo: como eu vou me sustentar? A real é que todo mundo precisa viver com dignidade, pagar suas contas, viver com conforto e segurança.

Mas não existe apenas o emprego jr, pl, sr para honrar com essa ideia. Não é sempre fácil, mas não é impossível fazer o que se gosta e traz um senso de satisfação, propósito e felicidade. Isso faz parte da premissa do bem-estar integral.

E não, nem todo mundo vai encontrar propósito no emprego formal. Por isso não se culpe se você conquistou além do sr, e ainda assim não se sente feliz como supostamente deveria.

2) Você precisa de coragem para questionar a forma como cuida da sua saúde

Outro grande ponto importante é que não existe cura apenas através da farmácia, alimento não vem só da prateleira do mercado. Não existe só a musculação pra que você cuide da sua saúde.

Mas de alguma forma você se convence de que é isso que precisa ou falta. E tudo isso na verdade existe porque você ainda faz essas escolhas.

Não estou abominando ou menosprezando o que existe por aí, apenas lembrando que existem outras alternativas. E que talvez sejam muito mais benéficas do que o que você vem tentando há um tempo.

Todo esse esquema de dietas milagrosas, suplementos ricos em sei lá o que, o revolucionário blá blá blá. É apenas um grande esquema das grandes industrias para que você apenas se sinta bem, mas não se torne alguém melhor.

Espero que isso te ajude a mudar o “que saco, tenho que cozinhar!” para o “eu posso preparar algo gostoso pois mereço me sentir bem e cuidar do único lugar que vou habitar durante toda minha existência!”

3) Você precisa de coragem para acreditar que existe algo maior que o status quo e seu saldo bancário

Somos uma sociedade que cresceu firme no conceito que ser bem sucedido e feliz é sinônimo de ter um cargo visado e um bom saldo bancário. E de alguma forma a identidade pessoal gira em torno desses dois conceitos, um tanto ultrapassados.

Fala-se tanto em reconstruir a economia que está um fiasco para apenas uma parte da população. Mas a economia existe porque pessoas existem. E as pessoas quando são suportadas, ouvidas, apreciadas criam coisas maravilhosas!

Será mesmo que é de mais dinheiro que precisamos para nos sentir seguros de novo? E como a gente volta a confiar nas pessoas novamente depois de todo esse isolamento? Como a gente pode julgar menos e acolher mais? Ser mais inclusivo e menos competitivo?

Quando a gente abre mão desses conceitos enraizados, coisas lindas acontecem. Amigos se unem e suportam uns aos outros. Famílias se acolhem e se ajudam, e voltam a se reerguer. Pessoas enxergam seu valor por quem você é e como contribui, ao invés do seu título acadêmico. Oportunidades surgem!

Não menospreze as coincidências e sincronicidades que acontecem à sua volta. E lembre-se que existe uma inteligência divina que faz esse planeta girar.

4) Você precisa de coragem para acreditar que tem sabedoria o suficiente para gerir sua própria vida

Não temos o controle de nada, apenas de nós mesmos. Mas dependendo do seu sistema de crenças sobre a vida, talvez acredite que as circunstâncias tem poder sobre você.

O governo, as crises, a economia, o que alguém com “status” disse na sua comunidade ou círculo de amigos.

Mas olha só: quando você consegue definir com clareza quem é e que tipos de experiências quer viver. Pouco importa o que está acontecendo lá fora.

Seu mundo segue sendo governado por você e somente você! E você não tem como se tornar um exemplo, inspiração, o que for. Se seu próprio reino estiver em ruinas!

Talvez seja um pouco radical, eu sei. Mas faz anos que eu não consumo notícias, apenas me mantenho informada do essencial. E absolutamente tudo mudou em minha vida.

E cada dia mais procuro me manter consciente de onde quero manter meu foco, energia, dinheiro, esforço. Claro que sou afetada pelo coletivo em diversos aspectos, mas não permito que isso me desvie da visão que desenhei para minha vida.

Para e pensa: que sabedoria as pessoas têm sobre sua vida, que você não tem? É a sua vida, a sua experiência, a sua jornada! Você é a única pessoa especialista nesse assunto!

Ninguém acorda de manhã, abre os olhos e diz: “hora de me autossabotar um pouquinho”. Mas o que você escolhe pensar, viver, ter, fazer pode contribuir para isso.

Pensamentos Finais

Imagine que não tem ninguém por perto (pode não ser difícil nesse isolamento social). Ninguém para impressionar e ninguém para competir. O que você escolhe?

Onde e com quem gostaria de estar? Como você quer usar seu tempo? De que maneira gostaria de ser lembrada/o? Que tipo de cuidados gostaria de ter com a sua saúde? Que lugares gostaria de visitar?

A vida é uma grande oportunidade que não tem sentido algum, até que você comece a dar significado a ela. E eu espero que esse textão tenha mexido um pouco com a sua ideia sobre a vida e você passe a se orientar pelas suas próprias regras. Ao invés do que as pessoas esperam de você.

São só algumas ideias. Expanda sua consciência sobre isso!

Olá! Meu nome é Nathalia Reis e sou Coach especialista em Psicologia Positiva, a ciência que estuda forças de caráter e felicidade. Não conformista e que gosta de sempre questionar o porquê das coisas. Entusiasta de uma vida simples e intencional. Faço isso por uma escolha e não por ser a minha missão de vida! Conheça mais sobre meu trabalho aqui.

Você me encontra também no: Linkedin | Pinterest | Instagram | Blog | Podcast

--

--

Nathália Reis

Coaching para Gestão de Estresse. Entusiasta de uma Vida Simples e Intencional. Curiosa, questionadora e não-conformista. Visite: www.nathaliareis.com